Com a crise no país, inevitavelmente, diversas empresas estão sofrendo os prejuízos financeiros chegando até mesmo à falência. Apesar das tentativas do governo com a aprovação de medidas legislativas para redução dos impactos econômicos, a pandemia do coronavírus trouxe um cenário desafiador a todos os empresários.
Por outro lado, alguns estão conseguindo superar a crise, razão pela qual elaboramos um conteúdo especial com dicas para evitar o processo de falência de uma empresa, confira.
Como evitar a falência da minha empresa?
Inicialmente o empresário poderá tomar medidas de reestruturação financeira através da redução de despesas, renegociação de aluguéis, venda de ativos imobilizados, redução de quadro de funcionários, até mesmo, a venda na participação da sociedade.
Todavia, sabe-se que tais medidas não geram resultados na velocidade que o empresário necessita para estancar a crise financeira, razão pela qual, a utilização pelo empresário do instituto da recuperação judicial pode ser a solução mais rápida e efetiva para a superação do estado de crise.
A recuperação judicial possibilita ao empresário o prazo de 180 dias para a reestruturação da atividade empresarial, possibilitando a negociação de créditos com fornecedores, instituições financeiras e investidores.
vantagens da recuperação judicial.
1 – Pagamento do crédito trabalhista até 150 salários mínimos em até um ano, sendo livre a forma de pagamento, desde que respeitado o prazo.
2 – Durante o prazo de 180 dias “stay period” credores com garantia real ( máquinas, caminhões) ficam impossibilitados de requererem a busca e apreensão dos bens essenciais à atividade empresarial
3 – Possibilidade de plano de pagamento em média superior a 60 meses, inclusive, com a possibilidade de deságio das dívidas
Todas estas medidas preventivas impactarão significativamente no crescimento da empresa, pois além de antecipar a previsão dos riscos, os previnem, sendo adotadas as medidas pertinentes para solucioná-los.
O mesmo vale para dívidas existentes. O planejamento e reestruturação da empresa serão eficazes para buscar quitar ou negociar obrigações que estão pendentes.
Você conhecia tais medidas? O que achou? São extremamente recomendáveis para qualquer negócio, principalmente após a pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), que trouxe grandes impactos econômicos e sociais à população.
Ficou com dúvidas? Converse com a nossa equipe sem compromisso através do Whatsapp.